Quiabo
Eng. Agr. MS Sérgio Pereira de Carvalho
Eng. Agr. Georgeton S. R. Silveira
Departamento Técnico da Emater–MG
1 – INTRODUÇÃO
O quiabeiro é uma planta da família das malváceas. A cultura se desenvolve bem em regiões de clima quente, não suportando temperaturas baixas. A temperatura ideal de cultivo varia entre 22 e 25 ° Abaixo de 18°
C.
C e acima de 35 ° verifica-se a queda de
C,
flores e de frutos novos.
2 – VARIEDADES
As variedades mais aceitas no mercado são aquelas que produzem frutos de coloração verde-escura e com baixo teor de fibras. Outra característica importante para os frutos é o formato, que deve ser cilíndrico. A preferência é também para frutos lisos.
Para escolher a variedade mais adequada ao produtor, recomenda-se entrar em contato com um profissional especializado.
3 – TRATAMENTO DAS SEMENTES
A semente do quiabeiro tem um tegumento duro e impermeável que dificulta a germinação. Portanto recomenda-se quebrar a dormência colocando a semente de molho em água, um dia antes da semeadura.
4 – ESCOLHA DO LOCAL
O quiabeiro produz melhor em solo argiloarenoso, com pH entre 6,0 e 6,5, e rico em matéria orgânica. Pode ser cultivado em rotação com outras culturas, visando aproveitar os resíduos de adubos que foram utilizados na cultura anterior. É importante que o local não tenha sido infestado por nematódeos, pois a planta é muito susceptível ao ataque desta praga.
contidas na publicação “Amostras de solo para análise química” da Emater–MG.
6 – PREPARO DO SOLO
•
Aração e gradagem
Fazer uma aração com a profundidade de 25 a 30 cm e uma gradagem.
•
Calagem
Se for necessário corrigir a acidez do solo
(calagem), aplicar calcário dolomítico 60 dias antes do plantio. Para calcário dolomítico calcinado de boa qualidade, o período pode ser de 15 dias.
•
Conservação do solo
Em terrenos com declividade superior a 5%, recomenda-se usar práticas conservacionistas
(plantio em