Contabilidade e controle de gestão
Caso “Lanches e Companhia”
Contabilidade e Controlo de Gestão
Caso “Lanches e Companhia”
I - Análise do Caso
Tal como é referido, a “Lanches & Cª” actua no mercado desde 1985 e conseguiu atingir uma posição de relevo na região Norte.
À primeira vista, pelo acréscimo de actividade nos últimos anos, com um crescimento anual de 14 %, o desempenho da empresa parece saudável, crescendo com os clientes A e B e mantendo os clientes C e D.
Apesar deste crescimento, a rentabilidade do negócio, tem vindo a degradar-se.
Pela análise do Director Comercial, a alternativa é continuar a aumentar a dimensão da empresa, apostando no produto (baguetes) e no cliente (A) que representam a maior percentagem nas vendas.
No nosso entender, trata-se de uma estratégia errada, pelo menos até obter dados que permitam uma análise geral do desempenho da empresa.
O Director Financeiro, faz já uma análise mais detalhada, contrariando de certa forma a opinião anterior, pois refere algumas dúvidas relativamente à contribuição do cliente
A e do produto “baguete”.
De forma a poder-se realizar uma análise correcta e aprofundada, das causas do mau desempenho da empresa em termos de rentabilidade, deverá ser montado um sistema de informação, com base na contribuição por cliente e por produto.
II – Análise de rentabilidade por Cliente
a) Margem de Contribuição por Produto
Verifica-se uma grande diferença entre a margem de contribuição das “Baguetes” comparativamente com os outros produtos.
b) Análise do Efeito da Margem de Contribuição por produto na Rentabilidade dos
Clientes
A margem de contribuição do Cliente A é a mais reduzida (20,70%), pelo facto das vendas a este cliente incluírem uma grande quantidade do produto com menor margem (“Baguetes”).
c) Análise do Efeito do Custo de Processamento de Encomendas na
Rentabilidade dos Clientes
Custo do Cliente A completamente desajustado, quando comparado com o respectivo volume