Resenha o principe
“O Principe”
Nicoló Machiavelli
CAPÍTULO I
DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUE MODOS SE ADQUIREM
Neste capítulo o autor vem demonstrando as diferenças e citando os tipos de estados que teria vigência na época como destaques, os quais perfazem ate os dias de hoje, sendo a republica e a monarquia.
CAPÍTULO II
DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS
Ao apresentar as principais características do estado novo e dos principados, o autor demostra que devido ao povo nesta dada época já estar acostumado com o poder centralizado por uma dinastia de certa família, o estado novo teria maiores problemas a ser aceito pela população como um todo, tornando mais difícil a governabilidade dos mesmos. Destacando ainda como dica de melhor governabilidade, que o povo irá respeitar e tolerar mais o rei caso este venha a tratar seus súditos com tolerância e benevolência.
CAPÍTULO III
DOS PRINCIPADOS MISTOS
De acordo com o pensar de Maquiavel o povo sempre esta a espera de mudanças e nos caso de principados, a população que esta contrariada com a atual regência sempre facilita a ocupação por outro reinado com o intuito de melhorar, buscando tempos melhores, fato este que o autor diz raramente acontecer, pois na maior parte das mudanças é para pior. As conquistas o governo destes territórios se mostram mais eficazes quando o povo possui mesma língua e costumes semelhantes de seus conquistadores, a presença do novo monarca no território recém conquistado, se faz necessária para uma maior aceitação da nova condição de conquista além de mais fácil correção de problemas que levara a população ao descontentamento com a anterior monarquia. Para o autor o novo principado deve aniquilar seus inimigos o mais brevemente possível, não oferecendo tempo hábil para uma reestruturação e fortalecimento de seus exércitos, mantendo ainda o domínio sobre os povoados mais fracos, que submeteram ao novo domínio. CAPÍTULO IV
POR QUE O REINO DE DARIO, OCUPADO