Filosofia
INTRODUÇÃO
O presente desafio tem como objetivo falar sobre a filosofia e sua relação com o Serviço Social. Para tanto comentaremos no presente desafio a origem, princípios e características do pensamento filosófico, bem como a importância da filosofia para o desenvolvimento da atividade profissional do Assistente Social. O significado da palavra Filosofia
A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
A filosofia nasce na Grécia entre os séculos VI e VII a.C. provendo a passagem do saber mítico (alegórico) ao pensamento racional (logos).
Princípio significa começo ou causa de algum fenômeno.
Princípio também pode ser definido como a causa primária, o momento, o local ou trecho em que algo, uma ação ou um conhecimento, tem origem.
O princípio de algo pode ser questionado.
Os Pré-socráticos.
O período pré- socrático compreende de 623 a 546 a.C. até o aparecimento de Sócrates (468-399 A.C). A cidade de Mileto situada na Jônia litoral ocidental da Ásia Menor abrigou os primeiros pensadores da historia ocidental. Os chamados filósofos milésimos são eles: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Tales, Anaximandro e Anaxímenes trataram sobre o princípio (arché). Para Tales, o princípio era a água; para Anaximandro, o infinito, indeterminado (apeiron); e para Anaxímenes, o ar.
Tales de mileto foi considerado o “o pai da filosofia” e buscou a construção de um pensamento racional e