resenha o patinho feio
Livro: A psicanalise dos contos de fadas – Bruno Betelheim
O psicanalista Bruno Bettelheim , realiza uma analise em seu livro A psicanálise dos contos de fadas, dos tão famosos contos infantis. Mostrando a grandeza destas historias ou desmistificando a pureza delas, Betelheim credita contribuição aos contos que de uma forma bem mais simples que a dos adultos, consegue atingir os pequenos nas soluções para problemas interiores dentro da compreensão infantil.
A resenha a seguir refere-se ao conto infantil O patinho feio; um dos contos analisado por Betelheim em sua obra. A história fala de um patinho que tem seu ovo chocado por uma pata por engano. Ainda ovo, já se diferenciava dos demais pelo tamanho e ao nascer diferencia-se ainda mais dos outros patinhos por sua pelagem. Logo começam os apelidos e ele então fica conhecido como o patinho feio.
Todos o olham atravessado e rejeitam-no, inclusive a mamãe pata. Sentindo-se muito triste, o patinho vai embora e em sua longa e solitária caminhada ele se depara com agressões e mais problemas. Finalmente durante o percurso, o patinho se depara com um lago de águas cristalinas onde um grupo de lindos cisnes nada e se diverte. Ao olhar para a agua, sua imagem se reflete como num espelho e ele se acha muito feio. Debulha-se em lagrimas. Uma mamãe cisne vai consola-lo e o chama para brincar com seus filhotes. Ao se aproximar o patinho nota a semelhança com os outros, sendo muito bem acolhido. Ali ele encontra um novo lar e ao crescer torna-se um dos mais lindos cisnes da região.
No presente conto foi possível identificar a transformação positiva da personagem, quando após ser aceito pelo grupo, ele para de sofrer. O que nos remete também em como a sociedade é cruel, determinando o que é belo e o que é feio. O quanto prioriza a beleza exterior. Se reflete também na comunidade, família e nas escolas quando por exemplo, a criança chega e não é bem acolhida pelo grupo. Ou com apelidos, bullying ou simplesmente