CEM + NEM -
Quem criou o projeto:
Manuel Vieira Lopes – arquiteto
Quem realmente desenvolveu o protótipo na Faculdade de Arquitetura do Porto desde 2008, por sugestão dos próprios estudantes desenvolveu o projeto “Cem + nem –” para ser apresentado no evento “2012 Solar Decathlon Europe”, o concurso universitário internacional promove a construção e arquitectura de casas sustentáveis com base no aproveitamento da energia solar, bem como no menor uso de recursos naturais, na produção reduzida de resíduos ao longo do seu ciclo de vida e no uso de materiais sustentáveis.
O Projeto:
As casas em movimento também são chamadas de Casas Girassol
O projeto Casas em Movimento pretende revolucionar o setor da habitação, através do desenvolvimento de uma nova geração de casas sustentáveis e autossuficientes, que aproveitando o potencial solar (fonte de luz e calor) para satisfazer as necessidades energéticas do cotidiano (ou seja, transforma a energia solar em energia elétrica e termoelétrica), se adaptando permanentemente aos seus habitantes e às suas rotinas.
CASA COMO “ELEMENTO VIVO”
Não é só uma casa que roda. É uma casa que roda para aproveitar a energia solar, interagindo com a natureza e com as variações de luminosidade ao longo do dia, como um elemento vivo.
Uma habitação que interage com o meio ambiente e com as variações da luz solar, recriando o tempo todo um novo espaço interior e exterior, se adaptando a rotina diária, mudando sua ‘’vista’’ durante o dia. Isto porque a casa gira de acordo com o curso do sol, produzindo duas vezes mais energia do que realmente necessita e tem um aproveitamento térmico de 60 a 80%. Além disso, produz ainda um ganho de luminosidade na ordem de 30 a 40%.
A casa tem uma espécie de “pele” que a reveste, composta por painéis fotovoltaicos, que se movem diferentemente de acordo com a estação do ano. O excesso de energia armazenada é suficiente para carregar um carro elétrico. Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos