Resenha o monge e o executivo
Liderar: A simples tarefa de servir
“As idéias não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, eu as roubei de Chesterfield, eu as furtei de Jesus. E se você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias que vocês usariam”. (Dale Carnegie)
Assim inicia o livro O monge e o executivo do autor James C.Hunter, com uma frase de Dale Carnegie no inicio do prólogo, nos questionando sobre quais idéias seguir ou como o próprio Carnegie diz quais ideias e de quem furtar. O autor faz uso de um ambiente seguro e agradável para desenvolver a historia do livro, que se passa num monastério onde todas as lições sobre liderança são ensinadas durante cinco dias a um grupo diversificado de pessoas.As personagens são: Kim que é enfermeira, Teresa que é diretora de uma escola publica, Greg que é um sargento do exercito americano, Chris que é treinadora do time de basquete de Michigan, o pastor Lee pregador e companheiro de quarto de John Daily, que é a personagem principal.
No capitulo1: “As definições” o autor inicia apresentando a primeira personagem do livro o gerente-geral de uma empresa que fabrica vidros, o bem–sucedido homem de negócios John Daily que conta sua historia desde seu nascimento em que o nome Simeão perseguia-o na sua trajetória. Fazendo uso de mais uma personagem da historia o ex-executivo de uma das grandes empresas dos Estados Unidos ,Leonard Hoffman que tornou-se frade e fora rebatizado pelos frades do monastério como Simeão. O autor abre o inicio das lições no monastério tendo como preocupação neste primeiro momento as definições de poder, autoridade e limites fazendo com que através do dialogo entre Simeão e os outros cinco personagens da historia revejam conceitos a partir de conhecimentos que todos desse grupo compartilharão ao longo dos capítulos do livro.
Ouvir, estar atento ao que se passa é um dos aspectos principais do líder, além