Resenha O Monge e o Executivo
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 15ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2004.
Resumo
O livro conta a história de John um homem bem sucedido e super ocupado que trabalha numa indústria de grande porte. Homem casado e pai de dois filhos e que levava uma vida na normalidade, dentro das correrias diárias, de repente ele percebe que sua família e sua vida estava se desestruturando, os negócios iam mal e ele não conseguia se relacionar bem com a esposa e filhos, foi aí que o pastor da igreja que ele frequentava lhe deu a ideia de participar de um retiro num mosteiro. Mesmo não vendo sentido na ida dele ao retiro, John foi afim de agradar a esposa e ao pastor, ao chegar no mosteiro ele conheceu um ex executivo que resolveu viver uma vida de paz e sossego e foi na vivência com essa pessoa que ele aprendeu o verdadeiro sentido de liderança, pois, durante o retiro eles discutiam sobre as diversas lideranças, as posições/funções que os mesmos deveriam assumir e executar, aprendeu que liderança não é poder, é autoridade, mas uma autoridade conquista com dedicação, humildade, amor, competência e respeito e aprendeu principalmente que o bom líder deve antes de tudo servir e respeitar todos a sua volta.
Crítica à obra
O livro mostra a necessidade de estarmos sempre abertos à novas experiências, às grandes mudanças, entender que se algo não está indo bem, precisa-se mudar alguma coisa, as estratégias, os personagens, agindo do mesmo modo, jamais conseguiremos resultados diferentes.
É sempre enriquecedor a oportunidade de viver em grupo, refletir e até mudar velhos conceitos, ouvir o colega, se interessar, ter humildade, respeito, aceitar opiniões, mesmo que não concordando, isso tudo só ajuda no crescimento pessoal e coletivo
Faz-se necessário sair da zona de conforto, por mais difícil que seja enfrentar e criar mudanças, persistir e na persistência encontrar novas alternativas, novos caminhos.
Relação da