resenha o monge e o executivo
O livro O monge e o executivo retrata a historia de um empresário, chamado John Daily que reavalia seus conceitos a partir de uma nova concepção de liderança. John é um chefe de família e empresário bem sucedido, porem como toda pessoa normal começa a passar por dificuldades no ramo profissional e afetivo. Preocupada com a situação, sua esposa o aconselha a procurar algum tipo de ajuda, e John procura orientação pastoral, e mesmo contra a vontade aceita deixar de lado o seu papel na grande indústria onde trabalhava e participar de um retiro em um mosteiro onde os ensinamentos de Irmão Simeão mudarão por completo sua perspectiva de líder.
No retiro, a maior ansiedade de John é conhecer o lendário Leonard Hoffman, ex-executivo bem sucedido de uma das maiores empresas dos estados unidos. John estava ansioso por trocar ideias com Leonard e para sua surpresa este havia mudado seu nome para Simeão e era exatamente Simeão que daria o curso de liderança para John e sei pequeno grupo. Logo na Primeira aula sobre liderança, logo após conhecer Simeão, John aprende sua primeira importante lição sobre liderança: Ouvir atentamente. John procurava encontrar as palavras que usaria em sua apresentação enquanto sua colega Kim falava, sendo assim não pode prestar atenção em nenhuma palavra dita por Kim. Foi neste momento onde Simeão o indagou e ensinou sobre uma das mais importantes habilidades que um líder deve ter: ouvir.
Ainda nesta aula Simeão mostrou a diferença entre gerencia e liderança. Segundo ele, é possível gerenciar, objetos ou até mesmo a si próprio, mas não se pode gerenciar pessoas. Já liderança é a habilidade de influenciar pessoas a trabalharem da melhor maneira possível para alcançar determinado objetivo em comum. Simeão deixou claro também a diferença entre Poder e autoridade: Poder é forçar alguém a