caso cosipa
1- Qual a sua opnião sobre o programa de recuperação da Cosipa?
Resposta: O programa foi ótimo, pois ele priorizou os três principais pontos de uma empresa que são: a produção, o financeiro e a administração. Isso foi crucial para a reestruturação da Cosipa, e com essa reformulação gerou-se qualidade, redução de custo e ampliação de produção. E a empresa, assim, poderia recuperar a competividade e o controle ambiental.
2-Explique as providências para melhorar a qualidade e a produtividade.
Resposta: A primeira providência tomada foi traçar um plano de emergência e de curto prazo para recuperação da base da empresa que são a: a produção, o financeiro e a administração. Na área da produção, foi realizado ajustes de recuperção equipamento e eliminação de pontos de estrangulamento. Apartir disso, a empresa conseguiu o aumento de produção do aço líquido de 22,3% com o volume de 3,7 milhões de toneladas e passou a enfatizar a melhoria de qualidade de produtos. Na área administrativa, foi uma redução de funcionários de 12.812 para 8.360, através do desligamento incentivado, houve diminuição de setores de 206 para 46, e paralelo a isso, foi diminuido também o número de cargo diferentes de 806 foram para 102. Na área financeira, a empresa renegociou tributos e contribuições sociais que estavam vencidos, parcelou as dívidas e revisou a sua política de créditos. A melhoria das condições de liquidez disponibilizou melhor desempenho ao fluxo de caixa e redução de risco comercial.
3-O tamanho da Cosipa atrapalhou seus programas de mudança?
Resposta: De forma alguma, só contrubuiu para a mudança e a sua aceitação no mercado interno e externo. Tanto que com essas modificações a empresa conseguiu o reconhecimento internacional. Em tempos a economia globalizada, a empresa criou programas internos que melhariam a qualidade dos seus produtos. Além de obter o certificado da ISO 9001 para as linhas de produto, obteve também o selo Japanese