o que quimica cerebbral?

3080 palavras 13 páginas
A atual situação do Egito1
De 1882 a 1922, desde a conquista por tropas britânicas até a independência, o Egito passou 40 anos sob domínio da Inglaterra, dos quais 8 como protetorado. Em 1922, Fuad I é coroado rei.

Posteiormente, oficiais liderados pelo coronel Nasser, em 1952, derrubam Fuad I. O Egito passa a ser oficialmente uma república. Nasser se torna primeiro-ministro e, mais tarde, presidente.

Em meados da década de 1950, a Grã-Bretanha, França e Israel invadem o Egito em resposta à nacionalização do Canal de Suez por Nasser, mas o cessar-fogo é declarado um mês depois.

Em 1958, Egito e Síria formam um só Estado, a República Árabe Unida, que tem Nasser como presidente (RAU). Em 1961, a Síria abandona a União. Em 1967, as tensões entre Israel e seus vizinhos árabes culminam na Guerra dos Seis Dias. Na ocasião, Israel toma a Faixa de Gaza e o Sinai do Egito. Anexa ainda Colinas de Golã, da Síria, e também a Cisjordânia e a zona oriental da Jerusalém, da Jordânia. Mas em 1973, o Egito e a Síria vão à guerra contra Israel na tentativa de reconquistar o Sinai e as Colinas de Golã, perdidos no conflito de 1967. Mas as tropas sírio-egípicias são repelidas pelos israelenses.

Em 1975, o Canal de Suez é reaberto. Ele estava fechado desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Em 1979 é assinado em Camp David, nos Estados Unidos, acordo de paz entre Egito e Israel. Pelo tratado, o governo israelense devolve a Península do Sinai aos egípcios. Países árabes repudiam o tratado e expulsam o Egito da Liga Árabe.

Em 1981, o presidente Anwar Al-Sadat é assassinado por integrantes do grupo extremista islâmico Jihad e sucedido por Hosni Mubarak.

Em 1989, o Egito é readmitido na Liga Árabe, da qual havia sido expulso dez anos antes.

De novo, em 2002, as relações do Egito com Israel se deterioram em decorrência do acirramento dos conflitos entre israelenses e palestinos.

Após 24 anos no poder, Mubarak anuncia em 2005 as primeiras eleições

Relacionados