relatorio de estagio
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
ALINE CRUZ MACEDO
BRUNA REGINA DE AVEIRO
CAMILLA REBOUÇAS CARNEVALLI
ISABELA PAGANELLI VETTORI
RELATÓRIO
BIOLOGIA MOLECULAR
CAMPINAS
2011
ALINE CRUZ MACEDO
BRUNA REGINA DE AVEIRO
CAMILLA REBOUÇAS CARNEVALLI
ISABELA PAGANELLI VETTORI
BIOLOGIA MOLECULAR
RELATÓRIO
Relatório apresentado como exigência para a disciplina de Biologia Molecular, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
PUC-CAMPINAS
2011
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO GERAL
3. OBJETIVO ESPECÍFICO
4. MATERIAS E METODOS
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS ...............................................................................................
1. INTRODUÇÃO
PCR
Em busca de novas tecnologias genômicas para dar resposta às novas e crescentes necessidades de diagnóstico que melhorem as decisões clínicas, que contribua para a melhoria dos cuidados de saúde e tenha uma potencial redução dos custos, uma técnica encontrada é a PCR (Reação em cadeia da Polimerase). Ela tem sido reconhecida como um dos progressos científicos mais importantes atualmente já que sua grande sensibilidade e especificidade permitem diagnosticar, de forma precoce, os agentes infecciosos ou tumores e monitorizar a progressão da doença e a resposta à terapêutica.
A Reação em Cadeia da Polimerase é uma técnica de Biologia Molecular que permite replicação in vitro do DNA de forma extremamente rápida, e utilizando quantidades mínimas de material que podem ser amplificadas milhões de vezes em poucas horas, permitindo a detecção rápida e fiável dos marcadores genéticos de doenças infecciosas, câncer ou doenças genéticas. O uso dessa tecnologia aumentou enormemente a capacidade dos cientistas de estudar o material genético, e desde a sua invenção em 1983, a PCR mudou