Resenha:o monge e o executivo
O livro narra à história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos.
Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a desobediência de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como havia planejado.
Influenciado por sua esposa Rachel, e depois de desesperadamente tentar solucionar seus problemas, ele decide conversar com o pastor de sua igreja, no qual o tema seria: A Essência da Liderança, onde um dos principais frades era Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida.
Isto chamou a atenção de John, pois ele sempre quis saber o que tinha acontecido com o lendário Len Hoffman. Quando chegou em casa, contou a Rachel, o que o pastor havia lhe sugerido e ela sorriu dizendo que era isso que ela iria sugerir.isso o animou mas apesar disso ele ainda estava relutante com a idéia deste retiro.
Ele foi com o intuito de agradar sua esposa, quando chegou ao mosteiro Jonh ficou sabendo que o nome do lendário Leonard Hoffman era Simeão, o que provocou uma grande surpresa, pois Simeão é o nome que o acompanhara por toda sua vida, desde seu batizado até em quanto dormia, o perseguindo em seus sonhos.
Neste retiro espiritual, outras seis pessoas que, assim como John, eram líderes em suas respectivas áreas de atuação, participariam do retiro. São eles: Lee – um pregador, Greg – um sargento do Exército, Teresa – diretora de uma escola, Chris – treinadora do time de basquete da Universidade Estadual de Michigan, e Kim – uma enfermeira.
Simeão passa a dar palestras todos os dias para o gripo de pessoas que estavam no mosteiro com o mesmo objetivo de Jonh: colocar as idéias no lugar e tentar descobrir porque estavam encontrando dificuldades para desempenhar seus papéis de líder.
Simeão ressalta que devemos sempre tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.