Resenha-o monge executivo
(Uma história sobre a essência da liderança)
Neste livro o autor, nos mostra como deve ser o relacionamento entre pessoas, seja ela em grupos, dentro da família, no local de trabalho etc.
O livro relata a história JOHN Daily,um homem casado,pai de dois filhos,um grande executivo,e que em um determinado período da sua vida ele passa por grandes dificuldades,na sua casa com a sua família, e também no seu local de trabalho.
E para ele conseguir colocar as coisas novamente em seu devido lugar, ele resolve passar alguns dias em um mosteiro cristão,um local sossegado e tranqüilo, onde ele pudesse refletir sobre todos os problemas que estava acontecendo com ele no seu dia dia.
“O autor desse livro nos mostra, uma história dentro de um mosteiro, na qual existe uma regra, todas as pessoas que lá estão, são todas iguais, ninguém é melhor que ninguém”.
Dentro do mosteiro é nomeado um líder,que fica responsável em decidir sobre tudo que foi tratado entre nas reuniões,ou seja a palavra final sempre será desse líder.
Dentro do mosteiro,as pessoas que lá estão devem seguir todos os horários,as ordens,e fazer as suas refeições todos juntos,como os frades,esse é o primeiro passo para que todos entendam o que é trabalhar em Equipe.
Capitulo 1
O autor fala sobre a liderança,e enfatiza que liderar um grupo,uma comunidade,pessoas em geral,não significa poder,(poder:é a faculdade de forçar ou coagir uma pessoa a fazer as suas vontades).
“Liderança:é a habilidade de influenciar as pessoas,para trabalharem motivadas,visando buscar e atingir objetivos comuns,e buscando a confiança por meio da força do caráter.” capítulos 2 ao 4
O líder utiliza a sua autoridade, para que as pessoas independentemente de estarem ou não sobre a sua subordinação, venham a dar o melhor de si.
Quando uma pessoa nomeada líder, tenta se aproveitar do poder para conseguir os seus objetivos, pode até obter bons resultados,mas acaba abalando o seu relacionamento dentro do grupo