Resenha o caso dos exploradores de caverna
CURSO DE DIREITO
ELIABE D. ELIAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SANTOS
2013
ELIABE DONIZETE ELIAS RA: B821HF-3 SALA: 2º PQ
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SENTENÇA – O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
Atividades Práticas Supervisionadas trabalho apresentado como exigência para avaliação do 2º semestre do curso de Direito da
Universidade Paulista sob orientação do professor Dr. Luiz Guilherme da Costa Wagner.
SANTOS
2013
Sentença: Absolvição de homicídio doloso
PROCESSO: 000000
AÇÃO: RECURSO DE APELAÇÃO
AUTOR: JUIZ DE DIREITO E CORPO DE JURADOS
RÉUS: OS QUATRO EXPLORADORES DE CAVERNA
RELATÓRIO
Os quatro acusados são membros da Sociedade Espeleológica – uma organização amadorística de exploração de cavernas. No inicio de maio do ano de 4299, eles adentraram, em companhia de Roger Whetmore, à época também membro da Sociedade, no interior de uma caverna de rocha calcária.
Já bem distantes da entrada da caverna, ocorreu um desmoronamento de terra de maneira a bloquear totalmente a sua única abertura. Ao perceberem a situação difícil na qual se encontravam, concentraram-se próximo à entrada obstruída, na esperança de que uma equipe de socorro pudesse resgata-los.
Não voltando Whetmore e os acusados às suas casas, o secretário da Sociedade foi notificado pelas famílias dos acusados. Os exploradores haviam deixado indicações, referentes à localização da caverna que se propuseram visitar. A equipe de socorro foi prontamente enviada ao local, utilizando-se de todos os recursos humanos, de maquinários, técnicos e financeiros possíveis para a retirada daqueles homens da caverna.
Depois de exauridos todos os recursos para o resgate, consegue-se a libertação daqueles homens no trigésimo segundo dia após a sua entrada na caverna. Desde que se soube que os exploradores tinham levado consigo apenas escassas provisões e se ficou também sabendo que não havia substância animal ou