Resenha O Capital do Século XXI, de Thomas Piketty
Centro de Jurídicas e Sociais Aplicadas – CCJSA
Ciências Econômicas – 7º período
Disciplina: Tópicos Especiais de Economia
Discente: Jardesson Silva Araújo
Docente: Prof. Dr. José Porfiro da Silva
Rio Branco, Acre.
2015
Jardesson Silva Araújo
Resenha referente ao livro “ Capital no Século XXI”, de Thomas Piketty.
Trabalho entregue, como requisito para obtenção de nota para a disciplina de Tópicos Especiais de Economia, do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Acre – UFAC.
Prof. Dr. José Porfiro da Silva.
Rio Branco, Acre.
2015
O livro “O capital do Século XXI”, de Thomas Piketty faz um aparato histórico das forças políticas, econômicas e sociais afim de esclarecer sua influência na determinação dos problemas e desafios que cercam o tema da desigualdade, comprovando a complexidade do tema tratado por meio da abordagem do conteúdo no qual o livro foi dividido em quatro partes, apresentando definições, causas, consequências e possíveis mecanismos para solucionar o problema discutido. Por meio de um estudo detalhado, o autor traz um aprofundamento da questão central do livro que diz respeito as causas da má distribuição de renda e sua relação direta com o capitalismo, respeitando suas limitações para com as informações por meio de estudos que demonstram que a desigualdade é um fator histórico que sofreu diversas transformações, mas sempre permanecendo como um grande desafio evidente na sociedade.
Na primeira parte do livro o autor apresenta algumas definições básicas, mas importantes, com o intuito de proporcionar um melhor entendimento sobre as questões tratadas no restante do livro. Mais especificamente neste primeiro momento, o livro trata das definições de renda e capital que compõem a estrutura da renda nacional e produto, expondo os desafios existentes que envolvem a distribuição de renda, seja nas relações de determinada sociedade ou