Resenha O Ato de Ler
Adler, Mortimer Jerome. A arte de ler. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1954.
Acadêmico: Cleverton Damasceno Pereira
A leitura é um instrumento básico na vida de qualquer ser humano e é nessa idéia que essa obra foi criada, enfatizando a leitura como uma atividade complexa e suas diferentes etapas, das quais podemos através delas adquirir mais habilidade mediante a prática, assim com qualquer outro exercício presente em nosso cotidiano.
Para o autor um fato óbvio é que a leitura começa na etapa primária e continua através de todas as etapas seguintes do sistema educacional, ou seja, uma vez que aprendemos,
Devemos procurar sempre aperfeiçoá-la. Ainda sobre a aprendizagem, enquanto estivermos tratando de leitura, podemos considerar a figura do professor como alguém que nos transmite o conhecimento através da comunicação, onde uns ensinam ao aluno o que leu em miúdos e outros que espera que o aluno aprenda através da leitura. Sabendo que cada aluno tem uma forma de interpretação, seria interessante que houvesse o incentivo ao aluno á pensar de uma forma mais livre e independente. Em geral, não sabemos até onde vão nossos limites de inteligência e compreensão, pois muitas vezes não procuramos buscá-lo.
A obra enfatiza ainda que devesse ler os grandes livros, pois não é um fim em si, é uma forma de se obter uma vida verdadeiramente humana e este deve ser nosso principal objetivo. Reunir-mos, ler os grandes livros e depois discuti-los é fundamental para nossa aprendizagem, tanto de leitura como de discussão, pois a boa discussão de problemas importantes é um exercício quase que completo para o raciocínio e para a comunicação.
A interação entre a leitura e a disciplina também são levadas em conta, pois aqueles que sabem ler, ouvir e falar bem possuem mentes mais disciplinadas. Contudo, podemos admitir que a leitura está relacionada com outras coisas, com todo o resto da vida do leitor.
Talvez os maiores pontos fortes