Resenha “A Ética protestante e o espírito do Capitalismo”
caro
Feeds: Posts Comentários
« Da cor do pecado
Um pouquinho de crítica… »
Resenha “A Ética protestante e o espírito do Capitalismo”
dezembro 13, 2012 por carobellag
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH
Departamento de Sociologia e Ciência Política – SPO
Graduação em Ciências Sociais
Teoria sociológica II (2010.1)
Prof.Dr.: Carlos Eduardo Sell
Grad(a): Caroline Bellaguarda de Azevedo
“Uma ordenação sistemática da vida moral global”
“A ética protestante e o espírito do capitalismo” do original alemão “Die protestantische Ethik und der ‘Geist’ des Kapitalismus”, obra produzida por Max Weber entre os anos de 1904 e 1905 só fora publicada em 1920, justamente no ano de sua morte. No Brasil sua primeira publicação se deu no ano de 1967, sendo naquele período a única obra de Weber, disponível na íntegra, em português.
Nesta obra Max Weber faz uma análise crítica e criteriosa do desenvolvimento do capitalismo moderno, as influências sociais, em específico as condições colocadas por uma racionalização da religião, para o avanço capitalístico na sociedade moderna e de que maneira a religiosidade ainda não racionalizada gera o seu contrário, no que diz respeito ao avanço do capitalismo, um aprisionamento nas relações da ética religiosa, o livre avanço do indivíduo assim como do capitalismo moderno.
O livro é dividido em duas partes e suas subdivisões: “I – O problema” com três capítulos que analisa partindo do particular, das ações que indicam sentido; 1) Filiação Religiosa e Estratificação Social; 2) O “Espírito” do Capitalismo; e 3) A Concepção de Vocação de Lutero; Tarefa de Investigação. No entanto, tratar-se-á especificamente neste trabalho da segunda parte do livro “II – A ética vocacional do protestantismo ascético” que discute o geral, as associações específicas. Em 4) “Fundamentos religiosos do ascetismo laico” as diferentes vertentes religiosas que influíram