resenha a etica protestante e o espirito do capitalismo
CAMPUS DO PANTANAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LUCAS MIGUEL DA SILVA
ADMINISTRAÇÃO
RESENHA: A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
CORUMBÁ-MS
2014
LUCAS MIGUEL DA SILVA
ADMINISTRAÇÃO
Resenha apresentada ao professor Anderson Luís do Espírito Santo, do curso de Administração/Campus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como atividade integrante da disciplina Teoria Geral da Administração I.
CORUMBÁ-MS
2014
A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO.
Título da resenha: A ética Protestante e o Espirito do Capitalismo
Autor: Max Weber
Ano de produção: 2000
País de produção: Brasil
Editora: Editora Pioneira
Introdução:
A obra começa com uma comparação entre aspectos culturais do oriente e ocidente. Uma série de questões já há muito dominadas no oriente apresentam-se como novas no ocidente. Isto no tocante à filosofia, cultura, artes etc., caracterizando uma enorme diferença cultural e de valores.
Abordando os diversos conceitos, o autor cita pertencer ao jardim da infância da História da Cultura o conceito de que o capitalismo está associado ao “impulso para o ganho”, à “ânsia pelo lucro”. O desejo de um ganho ilimitado não se identifica, nem um pouco, com o dito “espírito do capitalismo”.
Assim são tratadas visões diferenciadas das forças religiosas no desenvolvimento do dito “espírito do capitalismo”, em especial as de base protestantes da Europa dos séculos XV à XVIII, e estas visões são contrapostas à visão do racionalismo econômico, apresentando um conjunto de elementos que sustenta o dito “espírito do capitalismo”.
Aspectos Fundamentais – A visão do protestantismo
A questão fundamental trata da influência da religiosidade na construção social de uma prática capitalista. A primeira