Resenha A Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo
CAMPUS DO PANTANAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FABRÍCIO FERNANDO PINHEIRO SILVA
ADMINISTRAÇÃO
RESENHA: O CAPITALISMO E A RELIGIÃO
CORUMBÁ-MS
2014
FABRÍCIO FERNANDO PINHEIRO SILVA
ADMINISTRAÇÃO
O CAPITALISMO E A RELIGIÃO
Resenha apresentada ao professor Anderson Luís do Espírito Santo, do curso de Administração/Campus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como atividade integrante da disciplina Teoria Geral da Administração I.
CORUMBÁ-MS
2014
A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO.
Título da resenha: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, 2ª Edição Revista, 2000, São Paulo.
Autor: Max Weber
Ano de produção: 2000
País de produção: Brasil
Editora: Editora Pioneira
Introdução
O livro “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” foi a obra mais conhecida do economista e sociólogo Max Weber, primeiramente publicada nos anos de 1904 e 1905 e ganhou uma versão ampliada e revisada pelo próprio autor no ano de 1920.
O sociólogo Max Weber ficou fascinado com a influência de pensamentos e crenças na história, e particularmente por que a religião parece ser um fator importante na determinação dos níveis de riqueza.
Weber notou que na Alemanha de seu tempo, os líderes de negócios e donos do capital, para não mencionar a maioria dos trabalhadores mais qualificados e gestores, eram protestantes, em oposição a Igreja Católica. Os protestantes também tinham níveis mais elevados de sucesso escolar.
A pergunta de Weber era: por que as classes mais ricas da Alemanha, Holanda, Genebra e Escócia, são predominantemente protestantes? Liberdade e prosperidade estão ligadas à crença religiosa?
O espírito capitalista
No início de A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Weber admite que discutir o "espírito"