Resenha crítica de a ética protestante e o espírito do capitalismo
Sociologia
Resenha Crítica de
A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
Marcos
Maricá / RJ
2012
Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia - FATEF
Resenha Crítica de A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
Curso: TEOLOGIA
Disciplina: SOCIOLOGIA
Polo: MARICÁ
Orientador: VICTOR AGUIAR
Aluno: MARCOS
2012
A Obra
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito capitalista: Texto integral. 4ª edição, Ed. São Paulo, Martin Claret Ltda, 2001. 238 p.
1. CREDENCIAIS DO AUTOR
Maximillion Weber, economista, sociólogo e filósofo alemão, nascido em 21 de abril de 1864, na cidade de Erfurt (Turíngia, Alemanha), era filho de um grande industrial textil na Alemanha Ocidental. Aos 18 anos de idade ingressou na Faculdade de Direito de Heidelberg, interrompendo por um ano devido ao serviço militar obrigatório. Desenvolveu estudos de economia, direito, filosofia, história e sociologia, constantemente interrompidos pela depressão e doenças durante toda a sua vida, apesar da intensa produção intelectual. Iniciou a carreira de professor em Berlim e, em 1895, foi catedrático na prestigiada Universidade de Heildelberg. Morreu em 14 de julho de 1920 em Munique, vítima de uma pneumonia. Algumas de suas obras mais importantes foram A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904) e Economia e sociedade (1919-1922), sua obra máxima, publicada postumamente por sua esposa, a também socióloga e historiadora de direito, Marianne Weber.
2. RESUMO DA OBRA
A ética protestante e o “espírito” do capitalismo, ensaio clássico de Max Weber (1864-1920) sobre a ética puritana e a cultura capitalista moderna, foi publicado nos anos de 1904 e 1905, na revista alemã ´Archiv für Sozialwissenschaft´. Uma segunda versão apareceria em 1920, ampliada e revista pelo próprio autor, que adicionou passagens ao ensaio, aprimorou conceitos e formulou outros como os de