Processo Decisório e Otimização
Otimizar significa extrair o melhor rendimento possível de algo podendo ser uma pessoa, uma máquina, uma empresa, etc. É um termo utilizado principalmente na área informática com o objetivo de simplificar um sistema para funcionar de forma mais rápida e eficiente, reduzindo o tempo de execução de tarefas. A todo o momento estamos trabalhando para otimizar nossa vida, pois queremos mais qualidade e produtividade para nós mesmos, em todos os sentidos. Podemos otimizar nosso trajeto de ida ao trabalho e volta para casa conseguindo desviar do trânsito, ganhando uns minutos a mais na tranquilidade do nosso lar. Tentamos otimizar nossas tarefas no trabalho para sermos mais produtivos, eficientes e de certa forma, visamos uma recompensa por isto, que de certa maneira também pode otimizar outras questões em nossas vidas. Na área gerencial, a otimização constitui um processo que busca encontrar a melhor decisão. Otimizando, geramos estratégias; simulando, avaliamos estratégias.
Diversas maneiras de combinar essas técnicas em diferentes situações de negócio permitem a obtenção de planejamentos mais eficientes e de menor risco, considerando simultaneamente grandes universos de decisões alternativas e as informações existentes.
Otimizar resultados requer respaldo técnico
Processos de otimização bem estruturados levam a ganhos em todas as linhas de negócios.
Otimizar resultados é obter mais com os recursos já existentes. Mas, o processo de otimização, quando falamos de empresas que desejem diminuir a distância entre objetivos estratégicos e decisões a serem tomadas, requer procedimentos mais elaborados, com mais respaldo técnico, que lancem mão de recursos tecnológicos para alcançar o melhor resultado. Mesmo que as organizações já mantenham excelentes bancos de dados, com modelos de predição advindos de modernos softwares de tomada de decisões, ainda assim nem sempre conseguem afirmar que são capazes de eleger a decisão mais