Resenha : A sociedade rente ao conhecimento
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIOLINA: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
DOCENTE: MAXWELL DOS SANTOS CELESTINO
DISCENTE: THAYHONARA DA COSTA MOURA
RESENHA: A SOCIEDADE RENTE AO CONHECIMENTO
BORGES, Maria Alice Guimarães. A compreensão da sociedade da informação. Brasília, 2000. v.29; p.25-32.
O texto em questão dá enfoque às transições pela qual passamos em nossa sociedade como um todo, partindo do princípio de nossos conhecimentos, lá no início da escrita, até os dias atuais, trazendo as preocupações que a evolução desmedida possa trazer. Buscando respostas sintéticas e práticas. Soluções estas que surge de uma complexa quantidade de elementos, agora reformulado e reduzindo.
A autora apresenta seu artigo inicialmente com a introdução, relatando a transição de sociedades em relação às informações e transmissão e como a era tecnológica pode auxiliar em soluções humanitárias, da mais simples a mais complexa.
No desenvolvimento, observamos primeiramente quão importante foi à trajetória da comunicação rente a evolução da humanidade, que afeta a sociedade em geral. Segundo Maria Alice, o hoje não busca unidade, busca o complemento, não focaliza ou aprofunda, abrange áreas, e não se trata de somente somar elementos, aborda um vínculo, uma ligação, que por mais complicado, padronizado (pouco dinâmico) que seja há sempre um resultado positivo e simplificado.
Em segundo plano percebemos que os sistemas se inovam a cada dia, dos mais simples aos mais extensos. É o caso dos meios de informações eletrônicos, onde não existem barreiras, os limites são impostos por você mesmo. A autora, Maria Alice Guimarães Borges, informa a do uso acentuado de tais informações, que podem afetar a relação que cada um tem perante a sociedade, mesmo sabendo o quanto o acumulo de informações e conhecimentos dignificam o homem, tornando-o diferenciado, sendo este seu