Crepúsculo
• Rosemary Stewart (1982), do Oxford Center Management Studies, que tinha uma opinião que os administradores e empreendedores tinham as mesmas funções, pois ambos possuem três características:
Semelhanças entre ambos são demandas, que apresentam o que tinha de ser feito.
Restrições, que mostram fatores internos e ou externos a empresa, que determinam o que o responsável pela empresa seja empreendedor ou administrador, tem que fazer.
Alternativas, mostram as opções que o responsável da empresa tem para tomada de decisão.
• Mintzberg (1986), onde ele mostra que empreendedor é uma das 10 funções de um administrador, no papel dos gerentes que seriam representantes; líder; ligação; monitor; disseminador; intelecutor; solucionador de distúrbios; alocador de recursos; negociador e empreendedor.
Entre empreendedores e administradores as diferenças são comparadas em cinco critérios:
Através da sua orientação estratégica
Comprometimento dos recursos
Verificação das oportunidades
Controle de seus recursos
Estrutura gerencial da empresa
Comprovando o que foi falado até o momento, os gerentes têm seu trabalho voltado para a organização dos recursos, enquanto os empreendedores são focados em definição de contextos outro fator relevante que mostra a diferença entre ambos é o planejamento constante em que o empreendedor foca mais do que o administrador, mesmo com o planejamento sendo uma função principal.
• Segundo Kotter, esses administradores criam e modificam agendas, incluindo metas e planospara sua organização e desenvolve redes de relacionamento cooperativos para implementa-los. Esses gerentes são ambiciosos, buscam o poder, são especializados