crepusculo
Devo admitir que, num primeiro momento, gostei do livro. Mas depois quando parei pra pensar vi que o livro é muito ruim. Acho que com exceção de Bruna Surfistinha, Crepúsculo é o pior livro que já li na minha vida. Mas pelo menos, há o bom senso de não considerar a Surfistinha como literatura, enquanto Crepúsculo as pessoas insistem em dizer que é um fenômeno da literatura juvenil.
Não há nada melhor do que a entrevista de Stephen King que fala exatamente o que eu acho da Meyer: Ambas Rowling e Meyer, estão falando diretamente a pessoas jovens A real diferença é que Jo Rowling é uma fantástica escritora e Stephenie Meyer não consegue escrever nada que preste. Ela não é muito boa.
Meyer não sabe escrever, não sabe criar um mistério decente, o livro não dá margem para raciocínio e a maneira como a luta é narrada é muito no estilo precisava de um pouco de emoção e resolvi colocar uma briguinha nas dez páginas finais do livro. Sem contar a maneira esdrúxula de brincar com as palavras. A autora adora expressões como mortificadamente assustada e coisas do gênero, sendo algo completamente desnecessário. George Orwell dizia nunca use uma palavra longa onde uma curta tem o mesmo efeito. Mas afinal, quem é George Orwell perto da gênia Stephanie Meyer? :)
Além de tudo isso, o livro ou melhor, a saga inteira é a história mais machista que eu já li na minha vida. Bella simplesmente vive para Edward e para fazer as tarefas domesticas de seu pai. Ela desiste de sua vida, de sua família, de seus amigos e de sua humanidade por um cara. Bella passa a viver somente para seu namorado.
Sem contar, o relacionamento completamente doentio entre os protagonistas. Aquilo não é amor, é doença.
Antes mesmo de começar a namorar Bella, Edward simplesmente invade seu quarto durante a noite para vê-la dormir. Que coisa insana!
Edward não é o homem