resenha a quinta disciplina
De acordo com a Parte I, capítulos 1- Como as nossas ações criam a nossa realidade … e como podemos modifica-la e 2 – Sua organização tem uma deficiência de aprendizagem ? do livro “A Quinta Disciplina” de Peter Senge, a única vantagem competitiva sustentável pode ser a capacidade de aprender mais rápido do que seus concorrentes. O trabalho precisa ligar-se a aprendizagem. As empresas que terão sucesso serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis de organização. Adoramos aprender. As “Disciplinas da Organização que aprende” são vitais:
Pensamento sistêmico – sistemas e ações interligadas, é um quadro de referência conceituai, um conjunto de conhecimentos e ferramentas desenvolvido ao longo dos últimos cinqüenta anos para esclarecer os padrões como um todo e ajudar-nos a ver como modifica-los efetivamente.
Domínio pessoal – aspirações, aprendizagem, é a disciplina que irá esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, concentrar nossas energias, desenvolver paciência e ver a realidade objetivamente, sendo assim o alicerce espiritual.
Modelos mentais - são pressupostos profundamente arraigados, generalizações ou mesmo imagens que influenciam nossa forma de ver o mundo e de agir. Porém, muitas idéias novas sobre novos mercados ou sobre práticas organizacionais obsoletas não são colocadas em prática porque entram em conflito com poderosos modelos mentais implícitos.
A construção de uma visão compartilhada - foi a capacidade de ter uma imagem compartilhada do futuro que levou às organizações durante milhares de anos ter uma idéia sobre liderança. A prática da visão compartilhada envolve as habilidades de descobrir “imagens do futuro” compartilhadas que estimulem o compromisso genuíno (as pessoas dão tudo de si e aprendem, não porque são obrigadas, mas porque querem) e o desenvolvimento, em lugar da mera aceitação.
Aprendizagem em equipe - começa pelo “diálogo”, a