Resenha do livro A Quinta Disciplina", escrito por Peter Senge
O Domínio pessoal, onde a proficiência e a capacidade trabalham juntas para produzir o melhor resultado, esclarecendo e aprofundando o principal objetivo conforme a realidade do momento. Os Modelos mentais, que são ideias que nos ajudam a encarar o mundo e nossas atitudes, modelando nosso modo de agir, porém nunca chegando ao mesmo consenso de outras pessoas, o que desse modo, não pode ser imposto para não criar divergencias. O Objetivo comum ou visão compartilhada, que é o sentimento de coletividade, no qual engrandece a organização, encoraja o desenvolvimento de objetivos pessoais e desenvolve o comprometimento. O Aprendizado em grupo, que alinha e desenvolve a capacidade do grupo de criar resultados, analisar, ter consciência de seus atos, desenvolver a influência e assim, praticando o diálogo e a discussão. E por fim, o raciocínio sistêmico ou quinta disciplina, que vizualiza as inter-relações e processos de mudança, sendo necessário as outras quatro disciplinas para ser usada com todo seu potencial, mostrando que apenas juntas que a teoria e a prática se tornam coerentes.
Desse modo, podemos observar o problema das empresas de hoje, no qual acabam se acomodando, não trabalhando em equipe e não acompanhando as mudanças sociais e tecnológicas no mundo, assim como a importância crescente do conhecimento .
Assim, "A Quinta Disciplina" é uma leitura para quem tem interesse na area de administração dos negócios, no qual é escrito de modo didático e de fácil leitura.