resenha-A pós-abolição na Bahia: memória à construção da vida livre.
AUTORIZAÇÃO: DECRETO Nº92937/86, DOU 18.07.86 – RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº909/95, DOU 01.08.95 COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DA UNEB
Portaria n.º 0264/2009, publicada no D.O.E. de 07 e 08/02/2009
DISCIPLINA: História do Brasil III
ALUNA: Normélia Mendes Vieira
PROFESSORA: Adriana da Silva Oliveira
POLO: Brumado-BA
GRUPO: G1
RESENHA CRÍTICA
MENEZES, Jaci. Maria. Ferraz. de.; FILHO, Juvino A. dos Santos. A pós-abolição na Bahia: memória à construção da vida livre. In: NASCIMENTO, Antonio Dias. HRTKOWSKI, Tânia (Orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007.
Adriana da Silva¹ Normélia Mendes²
O texto traz reflexões sobre e educação e identidade nas relações da população negra no Brasil, especialmente na Bahia. E as formas que os negros utilizaram para ter a educação formal, os processos educativos para aprender. Demonstrando que, apesar de todas as dificuldades até para a sobrevivência física, os negros desenvolveram formas próprias de inclusão e de aprendizagem, através inclusive de organização de escolas ou através de outras instituições pedagógicas.
Contudo, através desse estudo é possível afirmar que os escravos foram formalmente excluídos da escolarização durante a Colônia e o Império. O período de abolição da escravatura, portanto, no final do Império, provoca um debate sobre o negro e seu acesso à educação.
_________________________________ ¹Docente da disciplina História do Brasil III do Curso de História a Distância da Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Campus
²Graduanda do Curso de História