Embriologia Animal
2. Fases do desenvolvimento embrionário:
2.1. Segmentação: Esse é um período de mudanças rápidas e sucessivas por mitose.
São as clivagens, onde o volume do embrião se mantém. As células resultantes das primeiras divisões do zigoto são os blastômeros, cujo número aumenta em progressão geométrica até produzir uma esfera maciça de células, a mórula. Logo depois, as células se afastam do centro, onde se forma uma câmara cheia de líquido. Nesse estágio, o embrião é chamado blástula. Devido ao consumo de material nutritivo, o volume da blástula é menor que o do zigoto, o tipo de segmentação depende da quantidade e da distribuição do vitelo no zigoto.
Tipos de Clivagens:
- Holoblástula igual: é formada com a terceira clivagem, por oito blastômeros iguais. Ocorre nos ovos alécitos, isolécitos ou oligolécitos.
- Holoblástula desigual: é formada com a terceira clivagem, blastômeros de tamanhos diferentes: quatro menores e quatro maiores. Ocorre em ovos heterolécitos.
- Meroblástica discoidal: as divisões ocorrem somente na região da cicatrícula, formando um circulo de células, ocorre nos telolécitos.
- Meroblástica superficial: ocorre nos ovos centrolécitos. As células ficam na superfície do ovo.
- Vitelo: Plasma nutritivo, com função de nutrir o embrião em desenvolvimento.
2.2. Gastrulação: É a etapa seguinte, nela é uma seqüência de eventos que transformarão a blástula na gástrula. É notado que a blástula era apenas uma esfera com uma única camada de células, a divisão das mesmas provoca um dobramento desse tecido que