SISTEMA REPRODUTOR E EMBRIOLOGIA ANIMAL
O sistema reprodutor humano, também chamado de sistema genital, é formado por órgãos que constituem o aparelho genital masculino e feminino.
O sistema reprodutor humano é constituído no sexo masculino pelos pênis, bolsa escrotal, testículos, epidídimo, canal deferente, glândulas anexas e no sexo feminino pela vulva (ou pudendo), lábios vaginais (grandes e pequenos lábios), clitóris, vagina, útero, uterinas (ou tropas de falópio), ovários. Ao contrário da maioria dos sistemas de órgãos, os sexos das espécies diferenciadas muitas vezes apresentam diferenças significativas. Essas diferenças permitem uma combinação de material genético entre dois indivíduos que permite a possibilidade de uma maior aptidão genética de sua descendência.
Após a combinação de material genético o desenvolvimento embrionário inicia-se com a formação do zigoto, aumento do número de células através da mitose e a diferenciação celular para a formação dos tecidos e órgãos.
Desenvolvimento
1) Sistema reprodutor feminino:
Ovários: são glândulas bilaterais e tem como função a produção de óvulos e hormônios (estrogênio e progesterona).
Tubas Uterinas: são estruturas tubulares e ocas que transportam o gameta ou zigoto para útero. São revestidas por células que sugam o ovulo até o interior da trompa, deslocando o óvulo até a cavidade uterina, através de batimentos ciliares.
Útero: órgão abdominal, formado por tecido muscular que se estende no período da gravidez, revestido internamente pelo endométrio, é oco, com tamanho aproximadamente de uma pera, e se comunica com a vagina pelo colo uterino. O útero é o órgão responsável por alojar o embrião e mantê-lo durante o seu desenvolvimento até o nascimento.
Vagina: medindo entre oito e dez centímetros, a vagina é um canal musculoso que possui mucosa rica em pregas e glândulas secretoras de muco, comunica-se com o ambiente pelo orifício vaginal. Esse canal é responsável por receber o pênis durante a relação sexual e serve de