Embriologia Animal
Cabeceira Grande – MG
EEDEL
EMBRIOLOGIA ANIMAL
Biologia
Denise Guimarães
Natália Fernandes
Cabeceira Grande – MG
2015
Denise Guimarães
Natália Fernandes
EMBRIOLOGIA ANIMAL
Biologia
Trabalho entregue a professora Nara Martins da disciplina de Biologia da Escola Estadual Deputado Eduardo Lucas, com a finalidade de obtenção de nota do Segundo Bimestre.
Junho 2015
Introdução
A maioria das espécies animais e vegetais apresenta mecanismos de reprodução sexual que consistem basicamente na formação dos gametas masculinos e femininos, células especiais que possuem a metade dos cromossomos (onde está contida a informação genética) que o adulto requer e que, mediante sua união, formam o ovo ou zigoto, a partir do qual se origina um novo indivíduo. Embriologia é a ciência biológica que estuda, nos vegetais e animais, o desenvolvimento da semente ou do ovo até constituir um espécime completo. Para alguns, seu campo de aplicação se estende aos processos de formação dos gametas e à fecundação.
Desenvolvimento
O início da vida de um animal
A fertilização é o processo no qual ocorre a união entre um gameta feminino e um masculino. A vida de um animal tem início logo após a fertilização com a formação do zigoto: a célula que contêm material genético dos dois progenitores.
O zigoto irá se dividir por mitose, originando células chamadas blastômeros, e essas, por sua vez continuarão a se dividir e originarão outros tipos celulares via diferenciação celular.
Antes de iniciarmos o estudo do desenvolvimento de um animal, veremos alguns conceitos importantes.
Vitelo
Tanto o zigoto quanto o gameta feminino podem ser chamados de célula ovo (ou simplesmente ovo). Isso porque o gameta feminino, o óvulo, é uma célula muito maior que um espermatozoide, logo, o zigoto tem praticamente o mesmo tamanho de um óvulo. OBS: é bom destacar que, a célula na qual o