Embriologia animal
Reprodução assexuada – Não mistura material genêtico
Características:
-Reprodução do tipo agâmica, sem gametas (sem espermatozoide e óvulo).
- Rápida, feita por bactérias
-Economia de energia, já que não precisa de parceiro.
-Pode ter mais filhos, porque consegue se reproduzir sozinha.
-BAIXA TAXA DE VARIABILIDADE GENÉTICA, filhos geneticamente iguais, porque não há mistura de genes. Contribui para a baixa resistência da espécie, porque o ser só tem resistência a uma condição de vida. Deixando os seres assexuados enfraquecidos, podendo levar a extinção.
Tipos de reprodução assexuada:
Cissiparidade, divisão binária ou bipartição: característica de seres unicelulares, duplicam seu material genético e se divide em duas, gerando células idênticas.
Esporulação: Ser libera esporos, células, que se desenvolverão assim que possível. Ex: Plantas e briófitas.
Brotamento ou Gemiparidade: (seres poríferos, esponja), em uma parte de seu corpo ocorre mitose, brotando um novo ser que pode ficar grudado no ser, ou pode se soltar e se desenvolver. Acontece com seres unicelulares (levedos da cerveja) e pluricelulares. Gemulação: só ocorre em poríferos de água doce. Se o ser estiver ameaçado, ele formará uma gema com células dentro, que se desenvolverão somente quando o ambiente em que ela se encontra estiver favorável para lhe fornecer uma boa condição de vida.
Fragmentação: verme. Se esse verme for dividido em 3 partes, por meio de alguma predação, ou algo que leve o verme a se dividir, havendo um agente (ex: facada, predação, ou algo que leve o verme a se dividir, havendo um agente (ex: facada, pisão,algo que contribua para essa repartição), cada parte se desenvolverá dando origem a 3 novos ser.
Esquisogênese: = a fragmentação, mas o ser tem a capacidade de se dividir, não havendo agente que seja preciso agir para esse tipo de reprodução acontecer. Acontece com vermes marinhos parentes das minhocas, Poliquetos.
Estrobilização: acontece com os