HIPERTES Ok
1448 palavras
6 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTACURSO DE NUTRIÇÃO
ESTUDO DE PREVALÊNCIA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES ASSOCIADOS EM HIPERTENSOS DO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA DR. ANTÔNIO GUARANY MONT’ALVERNE, COHAB IIDO MUNICÍPIO DE SOBRAL.
SOBRAL - 2015
ESTUDO DE PREVALÊNCIA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES ASSOCIADOS EM HIPERTENSOS DO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA DR. ANTÔNIO GUARANY MONT’ALVERNE, COHAB IIDO MUNICÍPIO DE SOBRAL.
.
Pesquisa apresentada ao Curso de Nutrição como requisito para avaliação da disciplina Epidemiologia. Professora Ms Janice D ávila.
.
SOBRAL - 2015
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO...................................................................................................
2 METODOLOGIA...............................................................................................
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO........................................................................
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................
5 REFERÊNCIAS...............................................................................................
1 INTRODUÇÃO A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Caracterizada pela elevação da pressão arterial, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença que afeta cerca de 20% da população brasileira e chega a 50% entre os idosos, segundo dados do Ministério da Saúde. A pressão alta está relacionada com a quantidade de sangue que o coração bombeia e a resistência das artérias ao fluxo sanguíneo. As alterações provocadas pela doença hipertensiva aumentam o