Estudante
.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA
1 INTRODUÇÃO Tendo como base as aulas do bimestre, a leitura e discussão baseada no texto de Madalena Telles Teixeira e Maria Filomena Reis disponível em http://metaavaliacao.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/pdf, e os três modelos de organização de carteiras apresentados (carteiras dispostas em filas, cadeiras dispostas em círculos e carteiras agrupadas) somos convidados a refletir sobre os seguintes pontos:
-a importância da organização do espaço em sala de aula para a aprendizagem por parte dos alunos;
-a organização do espaço da sala de aula como reflexo de concepção de ensino;
-as estratégias de ensino como referência para a organização do espaço em sala de aula.
2 TEXTO
A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EM SALA DE AULA PARA A APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS; Quando preparamos o plano de aula, organizamos o conteúdo, o material a ser usado, o objetivo a ser alcançado, devemos dar a devida importância à organização do espaço em sala de aula, ainda mais quando essa é o reflexo de concepção de ensino. Nas salas em que são acomodadas as crianças da educação infantil parece que essa preocupação é maior. A organização do espaço da sala de aula é feito de maneira que permita uma maior integração entre os alunos, fugindo da organização tradicional, carteiras arrumadas em fileiras. É fácil de encontrar salas com cantos de interesses variados deixando o aprendizado mais atraente.
Sentimos falta dessa postura em classes com alunos com maior idade, ensino fundamental e médio. Reconhecemos também o espaço limitado, principalmente nas escola públicas, que mesmo oferecendo oficinas especiais, muitas vezes essas oficinas estão montadas, mas não utilizadas. Cabe ao professor aproveitar paredes, desenvolvendo com