Resenha Os Juristas na Formação do Estado-nação Brasileiro
Faculdade de Direito “Prof. Jacy de Assis”
Damiane Muniz Coutinho, 1º Período Direito - Noturno. Matrícula: 11511DIR239
RESENHA Os juristas na formação do Estado-Nação brasileiro
Resenha elaborada a partir da leitura do livro: Os juristas na formação do Estado-Nação brasileiro - Ferreira, Gabriela Nunes; Mota, Carlos Guilherme, para disciplina História do Pensamento Jurídico do curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, ministrada pelo Professor Diego Nunes, com data de entrega marcada para o dia 05 de junho de 2015.
Sobre os Autores:
Carlos Guilherme Mota
Historiador Brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em História Moderna e Contemporânea, pós-doutorado na Universidade de Stanford. Ex-professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na UNICAMPI. Publicou mais de 30 livros como autor, coautor ou organizador, entre eles, os três volumes da série de livros Os juristas na formação do Estado-Nação brasileiro, o qual seu segundo volume é objeto desta resenha. Fundou e dirigiu o Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi também um dos fundadores do Memorial da América Latina.
Diego Rafael Ambrosini
Graduado em Direito na Universidade Federal da Bahia, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da USP.
Gabriela Nunes Ferreira
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003). É professora adjunta 3 do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos e pesquisadora do Cedec - Centro de Estudo de Cultura Contemporânea. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro.
Ligia Fonseca Ferreira
Bacharelado (Francês / Português / Linguística) em Letras pela