resenha a importância da educação
Este artigo tem por objetivo demonstrar como a leitura no contexto universitário tem sido objeto de estudo, muitos desses estudos destacam a sua importância como um dos caminhos que levam o aluno ao acesso e a produção do conhecimento, enfatizando a leitura crítica e como a utilizar de forma eficiente.
Mas não é está a realidade no âmbito universitário, os alunos ingressam no curso superior apresentando grandes dificuldades em relação á leitura, como na interpretação de textos, o aluno sente dificuldade por não compreender os textos lidos, assim surge uma grande problemática em torno deste assunto, como fazer este aluno obter novos conhecimentos sem a leitura, como transformar este aluno em um leitor proficiente. Para ser um leitor proficiente é necessário o domínio da leitura e este dominio conduz o aluno a uma atitude ativa, dinâmica e critíca em relação ao conhecimento.
Essa dificuldade está ligada na tradição do ensino do País, na falta de prática pedagógicas que conduzam a formação de um leitor proficiente.
A leitura é fundamental para o aprendizado do aluno e que seja capaz de compreender um texto escrito e de se posicionar diante dele com criticidade e com autonomia intelectual.
Percebemos o problema da falta de alunos que sejam leitores proficientes quando é solicitado que se faça uma resenha ou resumo, o aluno não é capaz de se posicionar criticamente diante de um texto e portanto acaba fazendo uma colagem do texto original.
Em relação a não compreensão dos textos pelos alunos, não há uma ação pedagógica planejada para orientá-los quanto ao desenvolvimento das suas habilidades e de estratégias utilizadas na leitura proficiente.
Para que o aluno torne-se apto para isso, o professor deve mostrar ao aluno que um texto apresenta diversos níveis de significação, mas é claro que o desejo pela leitura não nasce no ensino superior, vem de muito antes, vem dos primeiros livros mostrados, contados e lidos.
Assim