Revista
Teatro Brasileiro do Século XX
O inicio do século XX foi o período mais crítico do teatro brasileiro onde sofria influencia do uso de um vocabulário formal e religioso usado pelo autor Coelho Neto em suas obras. Autores como Goulart de Andrade, João do Rio, Roberto Gomes, Paulo Gonçalves e Gastão Trojeir desse período, foram por caminhos que iam de encontro a forma de linguagem do teatro.
Contra esse teatro onde predominava uma linguagem formal e religiosa destacava-se o movimento modernista e junto a esse movimento estava Oswald de Andrade considerado um dos maiores representantes do Modernismo. Apesar de o movimento modernista teatral não ter contribuído diretamente para a formação do teatro brasileiro ainda assim as reivindicações feitas por eles nesse período fizeram com que o teatro brasileiro rompessem de vez com os vínculos existentes o em relação as tradições portuguesas.
Teatro Brasileiro no Século XX: A década de 80
Curiosidades: A diversidade é o principal aspecto do teatro dos anos 80. O período se caracteriza pela influência do pós-modernismo movimento marcado pela união da estética tradicional à moderna.
Novos grupos teatrais, como o Ponkã, o Boi Voador e o XPTO Surgiram nessa época e priorizavam linguagens visuais e sonoras.
O movimento cresce no Rio de Janeiro e tem como principais representantes Miguel Falabella e Vicente Pereira. Em São Paulo surgem nomes como Maria Adelaide Amaral, Flávio de Souza, Alcides Nogueira, Naum Alves de Souza e Mauro Rasi. Portal da música
A história da musica e os movimentos musicais nacionais
A partir do século XX a produção musical se diversificou, acompanhando as inúmeras novidades técnicas que foram surgindo: desde a gravação sonora que permitiu o registro das músicas, até o rádio.
Os festivais
Os festivais eram grandes movimentos musicais que tiveram seu momento auge nos anos 60 e eram de grande mobilização popular.
No ano de 1965 realizou-se