Relatório de laboratório de química - Experimento 05
QUÍMICA
EXPERIMENTAL
Experimento 05 - Pilhas galvânicas
Orientador(a): Ramon Rocha
Integrantes: Daniel Assis
Gabriella Macedo
Isabela Ester
Lohaini Ystefani
Raphael Correia
Maria Piedade
Sexta-feira, 12 de setembro de 2014, 10h: 40min às 12h: 20min.
EXPERIMENTO 05 – PILHAS GALVÂNICAS
INTRODUÇÃO
A pilha galvânica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica. A reação química utilizada será sempre espontânea, que ocorre sempre que o ∆E é positivo.
Nessa pilha o ânodo sofre corrosão e a corrente elétrica na forma de íons metálicos positivos, entra no eletrólito. Já no cátodo o eletrodo, onde a carga sai do condutor negativas, provoca redução. E há o circuito metálico, que é uma ligação metálica entre ânodo e o cátodo por onde escoam os elétrons, em que a corrente elétrica tem sentido contrário ao de elétrons.
Os eletrodos nas pilhas galvânicas mais importantes são:
Eletrodo metal-ion metálico: Os eletrodos são dissolvidos ou formados a medida que as reações avançam.Este é o caso do eletrodo de metal em contato com seus íons presentes em solução.
Eletrodo gás-íon: É empregado um gás em contato com seu ânion, ou cátion, em solução. O gás é borbulhado a solução e o contato é feito mediante a um metal inerte.
Eletrodo metal-ânion de sal solúvel. Neste eletrodo, um metal se encontra em contato com um dos seus sais insolúveis e, ao mesmo tempo, com uma solução que contém o ânion do sal.
Eletrodos inertes: (que não regem), como o carbono grafite (grafita) ou platina.
DDP
A diferença de potencial padrão é medida quando todos os íons e moléculas em solução estão na concentração 1mol/L e todos os gases estão na pressão de 1atm. A sua força eletromotriz pode ser calculada por :
EPilha=ECátodo-EÂnodo
A dependência da tensão da célula em relação ás concentrações pode ser descrita quantativamente. Seja a redox ,a 25ºC:
aA+bB→cC+dD