RESENHA A GESTÃO DE SERVIÇOS EM BIBLIOTECAS
A GESTÃO DE SERVIÇOS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: PROPOSTA DE MODELO
Os desafios da gestão de bibliotecas universitárias
Considerando o cenário atual em que as bibliotecas universitárias estão inseridas, encontramos informações sobre a preocupação em ajustá-las às necessidades impostas pela sociedade e de acordo com cada uma delas.
As universidades foram levadas a buscar um modelo de gestão mais ousado e eficiente, nem sempre com o sucesso esperado. Conseqüentemente as bibliotecas universitárias passam a compreender a necessidade de dar maior visibilidade à utilização de seus recursos.
Sendo assim, recomenda-se que as atividades desenvolvidas pela biblioteca universitária devam possuir um caráter educativo, social, econômico e político. Tendem a ser remodeladas a partir de novos paradigmas, apoiados em desenvolvimento tecnológico e novas posturas de gestão da informação e do conhecimento, compatíveis com a complexidade do meio eletrônico e do compartilhamento de informação em rede, características marcantes desses serviços de informação em modernos ambientes acadêmicos (XAVIER, 2001). Ao gerente ainda são apontadas na literatura, algumas características que o capacitariam a desempenhar com eficácia sua função, características estas condizentes com o contexto atual, como por exemplo, flexibilidade, ser inovador, participativo, comunicativo dentre outras. Silveira (2009) apresenta algumas responsabilidades referentes aos gestores quando diz que os gerentes devem possuir conhecimentos diferenciais e estarem qualificados para atuar em áreas fundamentais ao crescimento das bibliotecas universitárias, principalmente no que se refere ao planejamento organizacional e financeiro, bem como de recursos físicos e humanos. Por fim, a flexibilização das estruturas, o trabalho em