morfologia
O livro conta a história de Joaninha, Carlos, Frei Dinis e a vó de Joaninha. Conta que Joaninha vivia sozinha com a avó, pois seus pais já haviam morrido e que sempre Frei Dinis ai visita-las. Joaninha sabe que tem apenas um primo, além da avó, que mora distante. Carlos vem para Lisboa, pois é soldado, e está participando da luta. É atingido, e fica por ali para poder se recuperar. Um dia andando, Joaninha o entra, e lá mesmo eles fazem juras de amor. Carlos fica muito confuso, pois tinha deixado para trás Georgina. Depois de algum tempo, Carlos melhora e vai até a casa de sua avó depois de muita insistência de Joaninha. Quando chega lá, descobre que o Frei Dinis é seu verdadeiro pai. Carlos vai embora, deixando para trás Joaninha para poder viver seu romance com Georgina. Joaninha fica desolada, e acaba enlouquecendo após seu primo lhe mandar uma carta contando como está o seu romance com a outra mulher. Após alguns anos, Carlos se torna barão e acaba deixando Georgina também.
Olhando para a vida de Garrett, é possível que a obra tenha se baseado em sua própria vida. Pois Garrett era um sedutor. Por sua vida passaram varias mulheres, e ele era taxado como um ‘’homem fatal’’.
Uma hipótese seria, que ele tivesse feito essa obra auto descritiva, pois até o próprio nome é sugestivo quanto a isso. Poderia ter sido a obra baseado em um amor vivido, e logo após se colocado em questão. Quem realmente seria o seu grande amor?! Talvez Garrett fosse um homem tão vazio, que queria achar nas mulheres o que faltava nele mesmo.
A obra é um romance, e o que a torna tão diferente das outras é que no final o mocinho não fica com a mocinha. Ele segue a vida, e a deixa para trás. Joaninha fica sozinha e louca, enquanto Carlos vive seu amor com Georgina. Apenas de todos os