Resenha, gestão de serviços em bibliotecas universitarias
Para os autores para uma boa organização da biblioteca universitária é necessário uma compreensão que abrange estratégia, valor, marketing, qualidade e gestão de produção. Com isso a capacidade produtiva da biblioteca é determinante para obter resultados positivos a satisfação dos universitários usuários.
O modelo de gestão elaborado pelos autores se destacam 3 funções organizacionais, como a proposta, comunicação e efetivação, mas que se desdobram em 6 elementos, como o valor da informação, marketing, percepção/satisfação do usuário, ciclo de serviços, gestão da produção e estratégia nos processos. O Objetivo principal desse modelo é orientar os gestores e propiciar uma tomada de decisão em razão da execução dos processos de gestão, visando garantir a continuidade da biblioteca.
Para Peter Drucker a informação é definida como dados dotados de relevância e proposito. As pessoas são quem transformam os dados em informações, mas ao contrario do dados as informações necessitam de análise. Assim o que atrai o público não é somente a capa de um livro e sim o sistema operacional para pesquisas, e a biblioteca precisa gerenciar mais do que somente o acervo.
Para uma boa administração da biblioteca universitária, os gestores deveriam buscar entender como ocorre o comportamento dos usuários para se ajustar e alinhar a fim de permitir um conceito satisfatório para o usuário. As expectativas estão diretamente relacionadas à experiência, visto quem se referem a padrões internos que os clientes utilizam para julgar a qualidade de uma experiência.
O ciclo de serviço caracteriza no conjunto de momentos em que o usuário efetuar interação com o serviço e realiza uma análise, eles se dão sempre com base em determinantes de qualidade ou indicadores. Com isso é necessário observar a qualidade de desempenho como Vargueiro (2000) defende, a partir da consistência, competência, velocidade ao