REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO BIBLIOTECÁRIO DE REFERÊNCIA NA TRANSFERÊNCIA DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Anjos, Calixto, Martins
RESUMO
As atribuições do bibliotecário de referência vão além de sua atuação como facilitador da informação. Hoje ele atua também como educador e promove programas de treinamento que ensinam alunos e pesquisadores a normalizar seus trabalhos acadêmicos conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Esta tarefa, que a princípio seria fácil, torna-se complicada pela dificuldade do trabalho em conjunto deste profissional com o corpo docente e pelo desconhecimento deste, que o bibliotecário também é um profissional de educação e que as normas documentárias existem para facilitar a transferência da comunicação científica.
Palavras-chave: Bibliotecário universitário. Normalização documentária. Trabalho científico.
O BIBLIOTECÁRIO DE REFERÊNCIA
O espaço de atuação do bibliotecário compreende o setor de referência e o setor de processamento técnico. Segundo Cury (2011), percebe-se uma divisão ideológica entre os setores permeada por uma luta simbólica entre o fazer da referência e o fazer do processamento técnico. Para ele o bibliotecário que atua no setor de processamento técnico opera no processo de produção por unidade em que é possível observar uma racionalização em termos de tratamento padronizado da informação, com ritmo, regulagem e interferência de constância, ou seja, um trabalho que se expressa sem nenhuma interferência no saber humano. Já para Figueiredo (1992 apud CALIXTO, 2005) no setor de referência se faz necessário que o bibliotecário sinta o usuário como ser humano à busca de uma ajuda para resolver o seu problema de informação como um alguém que pode ser totalmente estranho e às vezes até adverso ao ambiente da biblioteca.
Dentre algumas atribuições também é papel do bibliotecário, saber como vencer as dificuldades criadas pelo usuário, bem como saber vencer os outros fatores envolvidos no processo de atendimento para atingir a