Resenha: A formação do profissional de Geografia
CREDENCIAIS DO AUTOR: Helena Copetti Callai é doutora em Geografia e professora no DCS-UNIJUÍ, Ijuí-Rio Grande do Sul.
Resumo da obra: A obra de Helena Copetti Callai, a formação do profissional de geografia em uma coletânea de cinco textos, a autora, problematiza, instiga e provoca o leitor a pensar como está sendo realizada a formação do profissional de geografia, além de discutir a importância desses a sociedade.
Resenha
Em um primeiro momento no primeiro texto do livro “A dimensão pedagógica na formação do geógrafo que foi escrito pela solicitação da AGB (Associação Brasileira de Geógrafos), na qual Helena é sócia fundadora. A autora debate a respeito de o indivíduo poder compreender a realidade através da geografia, sendo o território objeto de investigação, e não apenas uma determinada extensão de terra que sustenta objetos, pessoas e construções, mas sendo ele resultado da vida das pessoas, dos grupos que neles vivem e faz história.
Helena revela que a geografia contribui na interpretação da realidade, e destaca que a formação de cidadãos é uma preocupação constante. Ela discute ainda como está sendo realizada a formação dos profissionais de geografia, em um mundo em que mudanças acontecem a todo o tempo e o mercado de trabalho está a cada vez mais a exigir profissionais qualificados e criativos.
O tema do primeiro texto é significativamente discutido como a mudança há de acontecer na graduação de geografia da significado ao escrever, que o estudante não deve esquecer-se de tudo que aprendeu no passado e construir um novo aprendizado, mas através desse conhecimento trazido construir um novo, buscando a renovação e mudando apenas as maneiras tradicionais de ensino, o que não traz aprendizado e prazer na busca do saber.A autora aponta que não deve ser feita uma distinção entre o bacharel e o