Resenha: A formação de professores: da Escola Normal a Escola de Educação.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. A formação de professores: da Escola Normal a Escola de Educação. Organização Ruy Lourenço Filho. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2001. 125 p.
A obra: A formação de professores: da Escola Normal a Escola de Educação, é composta por nove artigos e foi organizada por Ruy Lourenço Filho. Esses textos foram publicados por Lourenço Filho, na Revista de Educação de Piracicaba, São Paulo, e na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do Rio de Janeiro (RBEP), entre os anos de 1922 a 1960.
No primeiro artigo, Lourenço Filho argumenta que no exercício do magistério, diferentemente da vocação, não há os aspectos da renúncia e da exclusão e que a opção por essa atividade é conseqüência da formação social do indivíduo.
Na seqüência, o livro trata da reorganização e da conseqüente transição da Escola Normal para a Escola de Professores, fazendo com que a formação do professor primário passasse a ser efetuada no âmbito dos estudos universitários. No Brasil, a primeira iniciativa para formar os professores primários em nível superior foi em 1932, pelo Decreto nº 3.810, com a criação da Escola de Professores no Rio de Janeiro, onde estava situado o Distrito Federal. O autor expõe nesse texto as características da formação realizada nas Escolas Normais, que segundo ele eram tradicionalistas, ofertavam apenas cultura geral e uma formação apenas técnica. Ademais, a duração do curso era insuficiente, o preparo dos alunos era precário e os processos de ensino eram inapropriados. Lourenço Filho apresenta as várias reformas que tiveram como objetivo resolver estas deficiências. Com a instalação do Governo Provisório, em quase todo país, o ensino normal passou por diversas alterações a fim de reorganizar-se. No texto, percebe-se que o autor comemora a atitude de Anísio Teixeira, então diretor do Departamento de Educação, no Distrito Federal, que transformou a Escola Normal do Rio de Janeiro no Instituto