Resenha a existência ética - marilena chaui
A Ética Individual cuida dos deveres do homem para consigo mesmo, como já foi dito.
Há dois deveres do indivíduo para consigo: o dever de conservação e o dever de reprodução. O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades físicas: comer, beber, dormir, repousar e exercitar; saúde: higiene, profilaxia e tratamento; preservar a sua vida: evitando vícios, acidentes, suicídio e assassinato; prover-se de recursos financeiros: trabalho (alimentação, habitação, vestuário).
O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades psíquicas: afirmação pessoal e social, realização humana ( familiar, profissional, social ) , recreação. O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades recreativas: lazer, diversão, sociabilidade.
O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades culturais: instrução e meios de expressão. O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades espirituais: fé, religião, culto, etc.
O dever de reprodução leva o homem a cuidar de sua sexualidade : natureza ( ereção, frequência e fertilidade ) , sanidade , casamento , procriação .
Juízo Moral e Avaliação Moral
Juízo é uma faculdade da alma que permite diferenciar entre o bem e o mal. Noutros termos, o juízo é uma opinião ou um ditame. A moral, por outro lado, está relacionada com os costumes, os valores, as crenças e as normas de uma pessoa ou de um grupo social. A moral serve de guia, por assim dizer, uma vez que distingue o que é correto do que é incorreto.
Entende-se por juízo moral o ato mental que estabelece se uma determinada conduta ou situação tem conteúdo ético ou se, pelo contrário, carece destes princípios. O juízo moral realiza-se a partir do sentido moral de cada indivíduo e responde a uma série de normas e regras que vão sendo adquiridas ao longo da vida.
1.Caráter concreto da avaliação moral
A avaliação moral compreende três elementos:
(a) o valor atribuível
(b) o objeto