Resenha "A Construção Social da Realidade"
O autor descreve a situação face a face como sendo a mais importante dentro da interação social, pois durante esse tipo de relação pode-se interpretar não apenas o que é dito, mas também os gestos e expressões demonstradas no decorrer de cada conversa e qual a reação que o outro indivíduo vai apresentar em resposta ao que é dito ou expresso. Como por exemplo, é citada a situação em que indivíduo sorri e o outro em resposta fecha a cara, ou quando os dois sorriem um em resposta ao sorriso do outro, apesar de que esses gestos podem ser interpretados de forma errônea. Este tipo de situação de reciprocidade de gestos não é alcançado em uma interação que não seja face a face, pois nenhum indivíduo terá acesso à reação de seu interlocutor.
Ainda sobre a relação face a face, só poderei conhecer alguém como sendo real no seu sentido mais pleno, quando puder encará-lo pessoalmente, pois nessa situação é como se ele fosse mais real para mim que eu próprio. Eu estarei em contato com suas reações mais espontâneas, que talvez nem ele mesmo consiga perceber.
É claro que independente da proximidade de um indivíduo com outro, ninguém pode conhecer uma pessoa melhor que a si mesma. Independente do mais bem detalhado relato que um possa fazer ao outro, este indivíduo é que guarda as próprias lembranças, das quais somente ele tem real acesso, além do fato de que quando alguém conta um fato, fará o relato a partir de seu próprio ponto de vista e de como encarou a realidade diante do acontecido. Isto significa que para um indivíduo