giih
Abaixo segue um resumo dos pensamentos geográficos (ou evolução) ao longo dos dois ultimos séculos
A ESCOLA ALEMÃ: A ideologia alemã desenvolveu formas de pensamentos (consciência) e relações de dominação.
Positivista:
A geografia como ciência empírica naturalista pautada na observação de campo (aspecto visível). Dentro desta concepção o cientista foi um mero observador.
Determinista:
O homem é influenciado pelo meio que determina suas ações.
Alexander Von Humboldt 1769-1859
O quadro natural influenciando o homem. Analisou o universo interno. Utilizou um prinncipio da causa e efeito (casualidade) para mostrar a relação que existe entre uma coisa e outra. Viajou muito pelo mundo.
Karl Ritter 1779-1859
Reduziu as viagens a Europa, aplicação dos conhecimentos geográficos em caráter local. Introdução do croqui / desenhava o que estava vendo. Relação entre o homem e o meio natural.
Friedrich Ratzel 1844-1904
Envolvido com as ciências naturais sendo influenciado por Darwin. Fez estudos voltados a ideia da evolução, da competição, sobrevivência do mais forte / naturalista. Para que uma sociedade prevaleça sobre outra é necessária a luta a favor da obtenção de espaço melhor que o outro; esse povo seria superior a teria direito a ocupar maiores espaços.
Na relação de adaptação do homem meio/ambiente as condições naturais atuariam na fisiologia e psicologia dos indivíduos e assim na sociedade.
A ESCOLA FRANCESA
Possibilismo – interação homem com o meio em função do seu conhecimento, depende da força de cada um.
Geografia Tradicional Regionalista – descrição da paisagem e de todas as características do meio ambiente sem tratar das contradições sociais e regionais.
Vidal de La Blache: principio da conecção ou interação do homem com o meio ambiente. Fez grande uso da cartografia.
Transformação e crise da Escola Francesa – marcada