Giih
* Democracia e Justiça social
* Os direitos humanos
* Participação política
Democracia e Justiça Social
Muito se ouve falar em democracia, justiça social, liberdade de expressão, desigualdade social, ideologia e tantos outros termos que a primeira vista nos faz perguntar: Mas afinal, o que tudo isso significa? Como podemos entender essas expressões? A filosofia pode explicar? O entendimento disso tudo nos faz tomar atitudes?
Claro que sim, porque a filosofia sendo uma ciência do pensamento reflexivo, nos faz pensar, refletir e agir. Mas vamos por partes:
O que é democracia? Vivemos num pais democrata?
Segundo o filosofo John Rawls, a democracia só existe se houver igualdade de fato, fundamentada na justiça social.
Da igualdade e liberdade devem surgir os princípios norteadores da política de um país. Tornando-se fundamental a identificação e a importância da participação política do cidadão, onde ele pode saber os seus direitos e deveres para que haja democracia.
E havendo participação política consciente e critica, pode trazer mudanças em todas as esferas da vida social.
Justiça social seria o que?
Seria a busca pela igualdade de oportunidades.
A liberdade de expressão não é como muitos pensam, que se pode falar e escrever o que se quiser em qualquer lugar. Não podemos nos esquecer que para sermos livres temos que obedecer normas, regras e leis para que haja respeito mutuo.
A desigualdade social nos leva a uma reflexão sobre as questões que cercam as condições de vida (pobreza) na qual vivem grande parte da população do mundo. Apesar de ser assunto para a sociologia, a filosofia auxilia em questões como: a- Porque a maioria vive em condições precárias? b- Porque elas continuam nessa situação?
Ser pobre é ter acesso precário ou viver privado de bens materiais e culturais. E a ideologia, onde se encaixaria? Ela é um sistema de idéias e conceitos que correspondem aos interesses de uma