Resenha a construção do saber
Bruno Martins Ervolino*
A experiência dos professores canadenses Christian Laville e Jean Dionne, da Université Laval, em inúmeros cursos interdisciplinares sobre metodologia da pesquisa, permitiu-lhes apresentar os princípios e as práticas de produção da pesquisa de maneira desafiadora, atraente e acessível a todos aqueles que se iniciam na prática da produção do conhecimento científico.
Este livro oferece uma iniciação que é essencial na prática da produção do conhecimento, desenvolvendo ao mesmo tempo uma cultura científica indispensável para a apreciação crítica dos frutos da pesquisa. Além disso, o autor traz uma reflexão sobre a natureza da pesquisa científica e o modo como o saber é construído em ciências humanas. Propõe-se, igualmente, uma reflexão sobre o método, suas variedades, suas práticas e seus efeitos, o que se denomina metodologia.
Para realizar tais objetivos Laville inicia a sua obra ressaltando que qualquer situação pode ser resolvida se encontrarmos soluções para as mesmas. Nas ciências humanas devemos perceber um problema, colocar hipóteses, testá-las e somente depois de todas estas hipóteses testadas é que poderemos tirar nossas conclusões.
Para ele pesquisar é uma tentativa de perceber, compreender e descobrir a relação entre a causa e o efeito e para que o resultado da pesquisa possa ser confiável devemos trabalhar segundo um método rigoroso, ou seja, um caminho feito com regras.
Posteriormente, Laville se propõe no capítulo 1 mostrar como nasceu o saber cientifico dando especial atenção ao aparecimento do modo cientifico no contexto do advento da ciência moderna e ao modo como a necessidade de conhecer metodicamente impôs-se a humanidade ao longo do tempo.
Ele começa sua argumentação analisando o contexto histórico da pré-história. Nesse tempo histórico o homem se deparou com a necessidade de