Resenha A construção do saber
A PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS
LAVILLE, Christian e DIONNE,Jean. A pesquisa em ciências humanas. In: Christian Laville e Jean Dionne. A construção do saber. Manual de Metodologia da pesquisa em ciências humanas. 2.ª edição. Belo Horizonte: Editora Artmed, 1999, p. 17 a 81.
Mestranda: Denise Souza
Em A construção do Saber, La Ville e Dione se propõem a tornar os leitores “mais aptos a aproveitar os frutos da pesquisa” e a torná-los mais capazes de construir saberes a partir de premissas e procedimentos. A obra está dividida em IV partes e esta resenha trata da parte I, A Pesquisa em Ciências Humanas, que está organizada em três capítulos: 1. O Nascimento do Saber Científico; 2. A pesquisa Científica Hoje; 3. Ciências Humanas e Sociedade.
No capítulo 1, O Nascimento do Saber Científico, os autores classificam os saberes em tipos: os saberes espontâneos e o saber racional. Ao primeiro, os saberes espontâneos, tem sua origem em três fontes: a) Na intuição, ou bom-senso ou senso comum, como o que a primeira compreensão que vem à mente sobre um fato, embora o risco de ser “enganadora”. b) Na tradição, como os saberes transmitidos na família e na comunidade. c) Na autoridade, como nos saberes e tradição transmitidos por uma Instituição como a Igreja. Já o segundo, o saber racional, elaborado para superar a fragilidade dos saberes espontâneos, tem referência no “reino dos filósofos”, na elaboração lógica e fundamentada de procedimentos que asseguram a construção dos saberes. Os autores fazem o percurso histórico do pensamento científico, desde o pensamento dos gregos antigos, passando pela influência da religião sobre o pensamento filosófico na idade média até chegar á
“ciência triunfante” no século XVIII e ao dilema da dicotomia entre “as ciências humanas e o positivismo” no século XIX.
No capítulo 2, A Pesquisa Científica Hoje, os autores relatam o “enfraquecimento do positivismo”, na medida em que os métodos oriundos deste, baseado